Todas as etapas para você cuidar bem de sua pele - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Todas as etapas para você cuidar bem de sua pele

Cuidados com a pele são uma das principais preocupações das mulheres desde a fase da adolescência até a idade madura. De modo geral, as principais recomendações são – limpar, tonificar, hidratar, proteger e tratar. Mas como fazer tudo isso? Quais produtos usar para cada tipo de pele e de situação? Como prevenir os danos de modo efetivo? Calma, vamos te ajudar a saber todas as etapas para você cuidar bem de sua pele!

1-Limpar a pele

Higienizar a pele é fundamental para deixá-la limpa e livre para respirar.

Uma boa limpeza serve para retirar resíduos de maquiagem, poluentes, poeira, oleosidade excessiva e outros agentes infectantes que possam se acumular na pele.  O acúmulo de resíduos e sujeira sobre a pele do rosto leva à oclusão dos poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas, além da oxidação da pele, que causa envelhecimento precoce.

A limpeza ajuda a pele a se renovar, estimula a circulação e ainda facilita a absorção de produtos usados para o tratamento cutâneo.

A limpeza do rosto pode ser feita duas vezes por dia, ao acordar e antes de dormir. Como o rosto é uma região onde a pele é mais sensível, é indicado usar produtos específicos para esta área.

Escolha sabonetes líquidos (que são menos abrasivos) de acordo com o seu tipo de pele. Para peles oleosas a mistas, use sabonetes adstringentes que ajudam a retirar todas as impurezas e fazem a desobstrução dos poros. Para peles secas e normais, você pode usar sabonetes líquidos com pH neutro.

Após o uso do sabonete, complemente com uma loção ou leite de limpeza para a higienização ser ainda mais efetiva.

2- Tonificar a pele

Após limpar a pele, aplique um tônico suavemente com um algodão por todo o rosto.

Os tônicos retiram qualquer traço de oleosidade e resíduos de sabonete que ficaram após a limpeza, além de acalmar a pele e remover toxinas e células mortas. A tonificação devolve também o pH natural cutâneo, deixando a pele preparada para receber a hidratação.

Para peles oleosas, é interessante utilizar uma loção adstringente após tonificar a pele, pois ela contrai os poros e controla a oleosidade excessiva.

3- Hidratar a pele

Depois que sua pele já está bem limpa e tonificada, é hora de hidratar!

A hidratação ajuda a manter a pele íntegra, viçosa e protegida, evitando o ressecamento, descamação, envelhecimento precoce, irritações e infecções. A hidratação da pele, tanto do rosto quanto do corpo, deve ser feita através do uso de hidratantes específicos para o seu tipo de pele e região do corpo, além disso, é muito importante se hidratar também de dentro para fora, ou seja, ingerindo bastante água diariamente (aproximadamente 2 litros ao dia).

»» Confira nossa linha de produtos especiais para o rosto.

Muitas pessoas pensam que a pele oleosa não precisa de tanta hidratação, mas isso não é verdade. Água e óleo são substâncias diferentes, e a hidratação é a presença de água na pele, que é essencial para a saúde de nossas células. Peles oleosas se adaptam melhor a produtos oil free, que são feitos à base de água e não possuem óleos em sua composição.

Há algumas orientações para manter a hidratação da pele, veja:
- Evite se expor ao sol sem proteção;
- Beba muita água;
- Tenha uma dieta rica em fibras provenientes de vegetais em geral (frutas, legumes e verduras);
- Evite banhos muito quentes e longos;
- Não use sabonetes muito abrasivos, nem buchas muito ásperas para não danificar as camadas de proteção da pele.
- Não esfolie a pele com muita frequência, pelo mesmo motivo.

4 - Proteger a pele

A proteção da pele é feita principalmente em relação à exposição ao sol. Quando nos expomos aos raios ultravioletas (UV), especialmente entre as 10 e 16 horas, eles penetram nas camadas mais produndas da pele, facilitando o surgimento de manchas, sardas, pintas e rugas.

O excesso de raios solares também pode provocar queimaduras graves, além de tumores benignos ou malignos, como o melanoma, o carcinoma basonuclear e o carcinoma espinocelular.

Para ficar longe desses problemas da pele, o indicado é usar um bom protetor solar fator 30 ou mais, resistente à água e com proteção de amplo espectro para absorver bem os raios UVA e UVB. Também é importante cobrir as áreas mais sensíveis do corpo, como o rosto e o colo; apostar em chapéus e óculos escuros ajuda a complemententar a proteção.

Como escolher um bom protetor solar?

Primeiro, é importante escolher o tipo de produto que deseja usar, já que há dois tipos de protetores solares disponíveis no mercado:

• Protetores físicos ou inorgânicos

São à base de dióxido de titânio e óxido de zinco e são depositados sobre a pele, a fim de refletir os raios solares. Antigamente eles eram esbranquiçados, porém, hoje em dia já existem versões com a tonalidade da pele.

• Protetores químicos ou orgânicos.

São absorvidos pela pele e servem para atenuar a radiação ultravioleta proveniente dos raios solares, degradando-a e transformando-a em um tipo de radiação menos perigosa para a pele.

No mercado também já encontramos protetores solares que combinam esses dois tipos de produto, são os chamados bloquedores solares.

Outro fator importante na hora de escolher o protetor solar que irá usar é optar pela melhor base do produto para o seu tipo de pele e de objetivos – gel, creme, loção, spray, bastão – pois isso influencia na oleosidade da pele e na durabilidade da proteção.

Pessoas com de pele acneica, por exemplo, devem escolher produtos livres de óleo, como os feitos à base de gel. Já os esportistas que convivem com transpiração intensa devem preferir os que são à base de creme, pois os géis saem facilmente com o suor.

»» Confira nossa linha de proteção solar.

Tratar a pele

As fases de cuidados faciais citadas acima podem e devem ser realizadas por todas as pessoas, mas há quem possua problemas um pouco mais complexos na pele e dessa forma um tratamento é fundamental, ou seja, é necessário usar ativos específicos para corrigir, minimizar e/ou até mesmo curar tais problemas.

Existem quatro classificações para os tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Porém, quando o assunto são os cuidados e os tratamentos de pele, temos que considerar outras variações, como as diferenças entre peles masculinas e femininas, a tonalidade,  a idade, se a pele é mais sensível ou resistente, o grau de firmeza ou maior tendência a rugas. Cada tipo e variação precisa ser avaliada na hora de receber os tratamentos específicos.

Os problemas de pele que pedem tratamento podem ser inúmeros, tais como: manchas por diferentes motivos (melasmas, manchas senis e as manchas causadas por algum produto), rugas e envelhecimento precoce, rosácea, pele seca, pele acneica, descamação, flacidez e muitos outros.

Dentre os tratamentos mais utilizados atualmente, podemos citar

• Tratamentos Sistêmicos – feitos via oral

Podem ser vitaminas, colágeno hidrolisado e minerais. Esse tipo de tratamento ajuda a estimular a fabricação de colágeno e em alguns casos pode surtir efeito fotoprotetor. É importante que seja associado a algum tratamento tópico. Há outros tipos de medicamentos que podem ser utilizados para melhorarem os aspectos da pele, tais como alguns antibióticos em casos de acne, por exemplo, os quais devem sempre ser prescritos por um médico dermatologista.

• Tratamentos Tópicos (produtos utilizados na pele).

O uso de ácidos como o Ácido glicólico, retinóico, retinaldeído e retinol, por exemplo, servem para dar brilho e viço cutâneo, ao mesmo tempo em que dão uniformidade à coloração cutânea. Há ainda outros tipos de ativos que são firmadores cutâneos e que estimulam a fabricação de colágeno, tais como Dmae e Densiskin. Para tratamentos mais acessíveis e também eficientes, há a possibilidade do uso de máscaras faciais, argilas e cremes com ativos para o tratamento da pele, além de séruns, pomadas de tratamento e muitos outros produtos cosmecêuticos, muitos deles utilizando a nanotecnologia como ferramenta.

• Outros tratamentos

Há outros tipos de tratamentos, como por exemplo o Botox e preenchedores cutâneos, que suavizam marcas de expressão. Há ainda limpezas de pele, peelings químicos e lasers não ablativos (não fazem lixamento na pele) que ajudam a melhorar a textura, cor e brilho da pele. Já os tratamentos com o Therma Cool tratam a flacidez aquecendo a derme e estimulando a reorganização do colágeno dérmico.

A fase do tratamento é bem particular e é preciso muita cautela para saber exatamente quais os tipos de produtos e tecnologias que você deverá adotar diante dos problemas identificados em sua pele. É essencial que você procure a ajuda de um dermatologista que possa fazer uma avaliação profissional e orientar você na escolha dos melhores tratamentos para a sua pele, certo?

A Certa Farmácia oferece produtos e fórmulas manipuladas para todas as etapas de cuidados faciais, tudo com a garantia de qualidade e compromisso com a sua saúde e bem estar. Acesse nossa loja virtual e conheça alguns produtos específicos para os cuidados com a sua pele

>>> http://www.certafarmacia.com.br/loja/

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999 / Fax: 2136-6966
(17) 99136-8007
Loja 2: Fone / Fax: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201 / Fax: 3521-2580
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS
ACESSE A LOJA VIRTUAL
CERTA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia