De olho nas olheiras - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

De olho nas olheiras

Se você olhou no espelho e se deparou com uma pigmentação abaixo dos olhos, calma! Não adianta chorar sobre as olheiras derramadas, piora a situação. Para deixar você descansada, e com a aparência menos abatida, fomos atrás dos tratamentos mais eficazes.

Nós, mulheres, somos aversas a qualquer tipo de marca indesejada. Estando elas localizadas no rosto, então, o tormento fica maior ainda. É uma espinha estrategicamente posicionada, a cicatriz que anula qualquer tentativa de uniformidade, rugas, pés-de-galinha, olheiras enormes, capazes de ofuscar o olhar mais penetrante.

Pois é delas mesmo que vamos falar: as tão temidas olheiras, aquelas “enooormes” manchas roxas embaixo dos olhos, um acidente de percurso, tremendo inconveniente estético. Se você olhou no espelho e se deparou com uma estranha pigmentação abaixo dos olhos, calma! Não adianta chorar sobre as olheiras derramadas, já que piora a situação. Para deixar você descansada, e com a aparência menos abatida, fomos atrás dos tratamentos mais eficazes.

Olheiras são sinônimos de dormir pouco ou não dormir bem. No entanto, nem sempre têm a ver com o sono. Essa hiperpigmentação suborbital é causada por diversos motivos, dentre eles a genética, a etnia e até mesmo o avanço da idade, que faz com que a pele fique mais fina nessa área. E o quadro pode se tornar ainda pior devido a fatores cotidianos, como noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e o período menstrual, pois estimulam o fluxo sangüíneo e dilatam os vasos da região. A questão é a seguinte: a pele que cobre a área dos olhos é muito delicada, tem apenas 0,4 mm de espessura, enquanto a do corpo mede 2 mm. Assim, um acúmulo extra de melanina (o pigmento que dá cor à pele) ou de vasinhos nessa região acaba transparecendo, o que explica a tonalidade arroxeada na área. "Podemos dizer que a principal razão é a congestão de vasos sangüíneos na região abaixo dos olhos. Dormir pouco também pode acentuar o problema, que tem tratamento de acordo com cada histórico", explica a Dra. Ana Mosca, membro da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Dependendo da causa, as olheiras vão ser de três tipos, como define o Dr. André Auersvald, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de Laser em Medicina e Cirurgia. São elas: vasculares, provenientes da dilatação dos vasos; pigmentares, que aparecem pelo excesso de melanina; e as bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos. Claro que você não vai, a partir dessa breve definição, assumir que tem uma ou outra. O ideal é consultar um especialista para obter diagnóstico mais preciso. As olheiras podem, ainda, serem momentâneas, decorrentes de horas insuficientes de sono, ou crônicas, sempre presentes. A primeira vai embora com um bom descanso, simples assim. Por outro lado, a segunda exige maior trabalho para ser banida. De acordo com Ana Mosca, o tratamento exige paciência e disciplina. "Ele é gradual e cada paciente reage de uma forma". Os cremes mais indicados contêm em suas formulações componentes como a hidroquinona, o ácido fítico e o ácido kójico, associados à vitamina C tópica.

Para disfarçar
Agora, se você tem olheiras menos aparentes ou morre de medo de encarar medidas drásticas, há uma gama enorme de corretivos faciais no mercado que transformam a aparência cansada em poucos minutos.

Uma dica: antes de espalhar o produto sobre as olheiras, cheque se sua pele está hidratada, caso contrário, passe um creme indicado para a área dos olhos. Em seguida, aplique o corretivo sobre as olheiras dando leves batidas com o dedo para o produto não manchar a pele. Se você não vive sem base, use-a primeiro. Para dar acabamento recorra, por último, ao pó facial, mas passe uma camada bem fina. Se você tem muitas rugas na região, esqueça o pó, ele pode marcá-las.

Receitas da vovó
Ainda na linha dos truques que não agridem a região dos olhos, você pode recorrer às boas e velhas receitas da vovó. Chás de camomila em compressas geladas atenuam o problema, mas de forma paliativa. Ou seja, você pode usá-los e obter bons resultados para arrasar numa festa, já que a camomila é calmante e tem ação vascular. O problema é que essas medidas apresentam efeito Cinderela, voltam a aparecer no dia seguinte. A dermatologista Ana Mosca atesta que, na realidade, essas fórmulas caseiras só funcionam porque são aplicadas em temperaturas bem frias. O gelo faz uma constrição nos vasos, isto é, os fecha, impedindo a circulação sangüínea, e temos a impressão de que o problema foi sanado. Depois de uma noite de sono, a temperatura corporal se restabelece e as olheiras voltam. Podemos usar até frutas e legumes. Afinal, o que ajuda é a temperatura, que deverá ser a mais baixa possível.

Pois é, não há muito o que fazer para tirar de vez essas manchas escuras do seu rosto. Mas saber que a medicina já oferece alternativas que atenuam e muito o problema, já é bem animador. Escolha o tratamento que melhor combina com a sua situação e procure um bom dermatologista.

www.bolsademulher.com.br
por Maíra Donnici e Isabel Ferraro | 08/06/2005

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x