Você faz parte do grupo de risco para câncer de pele melanoma? Descubra agora. - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Você faz parte do grupo de risco para câncer de pele melanoma? Descubra agora.

É importante ressaltar que é a combinação dos fatores listados que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver (ou não) a doença.  Observe sua pele e a pele de quem você ama. Faça disso um hábito!

Você tem pele sensível ao sol e fica com sardas e manchas facilmente?

Sardas são um termômetro para mostrar o quão sensível a sua pele é ao sol. Uma pessoa que tem tendência a apresentar sardas após exposição ao sol tem duas vezes mais risco de desenvolver melanoma.

Você fica muito tempo exposto ao sol? Ou ficou exposto no passado?

Os tipos mais comuns de melanoma (superficial, disseminado e nodular) são associados com a exposição excessiva ao sol.

Você frequentava ou frequenta clínicas de bronzeamento artificial?

O melanoma se tornou um tipo de câncer comum entre jovens de 25 a 29 anos. Essa incidência se deve a exposição desse público às camas de bronzeamento artificial, o que aumenta em até 75% o risco de desenvolver a doença.

Obs. No Brasil por resolução da Anvisa é proibido o uso de câmaras de bronzeamento artificial desde 2009.

Você tem muitas pintas espalhadas pelo corpo ou alguma pinta com aspecto “engraçado/diferente?”

Pintas, independentemente do tipo, são fatores de risco para o melanoma. É fundamental que você acompanhe cada pinta e fique atento caso elas mudem de aparência. Visitas regulares ao dermatologista podem lhe ajudar nesse controle.

Você tem casos de câncer de pele na família?

Se você ou alguém de sua família já desenvolveu algum tipo de câncer de pele (escamoso ou basocelular) o seu risco para melanoma aumenta.

Examine a sua pele!

Examinar a pele regularmente é a melhor forma de encontrar o melanoma em estágio inicial ou encontrar uma lesão pré-cancerosa, ou seja, uma pinta com aspecto suspeito, que ainda não se tornou câncer. Nesses casos, uma simples cirurgia é suficiente para evitar a evolução da doença. Abaixo disponibilizamos um guia para facilitar o autoexame da pele. Você precisará de um espelho de corpo inteiro e um espelho de mão. Realize o autoexame em um espaço bem iluminado. É recomendável que não seja utilizada nenhuma peça de roupa, pois assim a análise será mais detalhada.

1. De frente para o espelho, com os dois braços levantados, examine seu tórax e abdome. Depois, foque no seu rosto. Examine lábios, boca e orelhas.

2. Levante cada um dos braços e faça um exame minucioso da parte interna local ao que geralmente não damos muita atenção. Examine as mãos, incluindo as palmas. Observe também se há pintas entre os dedos.

3. Sentado, com a ajuda de um espelho de mão, examine a parte interna e externa das pernas (desde a cintura até os pés) Observe tornozelos, o dorso do pé (peito do pé) e também a planta, local ao que damos pouca atenção e quase nunca olhamos. Verifique se há alguma pinta entre os dedos dos pés. Examine também o calcanhar.

4. De frente para um espelho de corpo inteiro (e segurando um espelhinho de mão), examine a parte de trás de seu pescoço, orelhas e couro cabeludo. Tente dividir seu cabelo para conseguir examinar mais facilmente.

5. Para finalizar, examine suas costas e nádegas com um espelho de mão.

IMPORTANTE!

Se, durante o autoexame, você encontrar alguma lesão suspeita, que você acredite ser melanoma, marque uma consulta com o dermatologista o quanto antes. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!

 

Fonte: Cuide Bem da Sua Pele

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999 / Fax: 2136-6966
(17) 99136-8007
Loja 2: Fone / Fax: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201 / Fax: 3521-2580
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS
ACESSE A LOJA VIRTUAL
CERTA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia