A beleza em potinhos - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

A beleza em potinhos

Poucas coisas são mais atrativas do que um potinho com as palavras “creme rejuvenescedor” escritas no rótulo. Tem gente que não resiste e compra um creme novo mesmo tendo em casa vários outros potes ainda pela metade. Esse texto serve para dar uma pequena orientação na hora de escolher o seu creme. Aprender a ler os rótulos aumentará suas chances de acertar na escolha. Como existem muitas opções de ingredientes ativos rejuvenescedores, escolhi alguns para discutir essa semana. Com o tempo, falarei sobre os outros.

Os cosmecêuticos

Muitos dos cremes rejuvenescedores vendidos sem receita médica, que você vê nas farmácias, são cosmecêuticos. Têm ótimos ingredientes ativos, normalmente em concentrações menores que nos cremes medicamentosos vendidos sob prescrição, e complementam um bom tratamento de pele.
Ao escolher um creme, preste atenção na forma de apresentação do produto. Se você tiver pele oleosa, procure produtos em gel ou loção oil-free. Neles, normalmente lemos: “não comedogênico”, significando que não causam cravos. Se sua pele for ressecada, prefira uma loção ou creme hidratante.

Os ingredientes ativos

Retinol e retinaldeído: derivados da vitamina A, são mais suaves que seus “primos”, o ácido retinóico e a isotretinoína tópica. Méritos não lhes faltam: estimulam a formação de colágeno novo, suavizam rugas finas, clareiam manchas de sol, e melhoram a firmeza da pele. Costumam ser usados em cremes noturnos, mas existem formulações para serem usadas também durante o dia. O ácido retinoico e a isotretinoína são considerados medicamentos e não cosmecêuticos, e são mais eficientes.

Alfa Hidroxiácidos: quando em baixas concentrações, entram na categoria de cosmecêuticos. São os ácidos glicólico, lático, cítrico. Eles hidratam, ajudam na renovação da pele, estimulam a produção de colágeno novo e clareiam a pele. Em concentrações mais altas são mais efetivos, mas necessitam acompanhamento médico por serem considerados medicamentos.

Tensores: causam o chamado efeito cinderela, melhorando temporariamente a flacidez. São eles: DMAE, tensine, raffermine, liftline.

Vitamina C: combate os radicais livres que envelhecem a pele. Sobre esses nossos inimigos, aí vai um alerta: também ajuda se você se proteger do sol, não fumar e consumir bebidas alcoólicas com moderação. A poluição e o stress também aumentam a produção dos radicais.

Vitamina E: combate os radicais livres e é antiinflamatória. Hidrata e dá maciez à pele, e ajuda a combater os danos do sol. Além de usar cremes que contenham essa vitamina, inclua alimentos com vitamina E na sua dieta. São os vegetais frescos, cereais e nozes.

Coenzima Q10: tem uma forte ação rejuvenescedora. É anti-oxidante, aumenta a resistência das fibras de colágeno aos raios ultravioleta e melhora a hidratação da pele.

Isoflavona da soja: Combate danos causados pela radiação ultravioleta na pele. Ajuda a diminuir a vermelhidão pós sol e dá firmeza à pele, prevenindo rugas.
Decorou tudo? Se não deu, você sempre pode levar uma colinha para ajudar na hora de escolher seu creme. E um conselho: consulte um dermatologista. Ele poderá ajudar com a indicação desses e de outros ativos.

Dra. Lucia Mandel - Dermatologista
Revista Veja - 16 de junho de 2009

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x