Antioxidantes: substâncias ativas primordiais à saúde. - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Antioxidantes: substâncias ativas primordiais à saúde.

Radicais livres são moléculas que apresentam um elétron não emparelhado na sua última camada, capazes de reagir fortemente com outras moléculas presentes nas células, causando danos celulares que podem levar ao envelhecimento da pele, produção de manchas, perda da elasticidade e danos ao DNA. Condições ambientais, alimentares e fisiológicas são as causas da formação dessas moléculas prejudiciais ao DNA humano.

Evidências têm sido acumuladas indicando que uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças humanas, principalmente o câncer, por isso os antioxidantes são considerados substâncias ativas primordiais à saúde.

Os antioxidantes podem ser adquiridos pela dieta. Porém, se essa dieta não contiver uma quantidade adequada de frutas, verduras e legumes, sementes e grãos integrais ou ômegas 3, 6 e 9, torna-se importante a suplementação, principalmente àqueles indivíduos que praticam atividade física intensa, fazendo as células do organismo sofrerem um estresse muito grande. As vitaminas C, E e A, os flavonóides, carotenóides e a curcumina são exemplos de suplementos antioxidantes que apresentam uma ampla propriedade protetora.

Dentre as vitaminas e minerais, existem outros potentes antioxidantes que estão se destacando cada vez mais ultimamente, como:

• O Trans-Resveratrol, obtido da raiz da planta Polygonum cuspidatum, é uma molécula com poder antioxidante, também encontrada na pele de uvas vermelhas e vinho tinto.  A molécula melhor absorvida pelo organismo se encontra na forma trans, ela que trará os inúmeros benefícios que este polifenol apresenta.
Pycnogenol, extrato da casca do pinho marítimo francês rico em flavonóides, reduz o colesterol LDL e aumento do colesterol HDL, apresenta ações benéficas na retinopatia diabética, na síndrome menstrual, problemas de circulação, insuficiência venosa. Além de, prevenir contra o envelhecimento cutâneo gerado pelas radiações ultravioletas.
• O Extrato de Romã, conhecido como Pomegranate (Punica granatun L.) é rico em ácido elágico, um tipo de polifenol que atua como antioxidante e antienvelhecimento. Estudos in vitro com a substância pura aplicada em membranas de células e no DNA mostraram que moléculas de ácido elágico se ligam ao cobre e ao ferro e impedem que eles formem radicais livres.

» Consulte um médico ou um farmacêutico de sua confiança para definição de doses para um tratamento eficaz.

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x