Colágeno Tipo II e o Colágeno Hidrolisado - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Colágeno Tipo II e o Colágeno Hidrolisado

certa-banner-colageno

Muitas pessoas conhecem a importância do colágeno tipo 1 (ou Colágeno Hidrolisado) para a nossa pele. Porém, nem todos sabem sobre o colágeno tipo 2 e sua importância para os nossos ossos, inclusive no tratamento da osteoartrite e artrite reumatóide. 

Neste artigo você irá conhecer as diferenças entre o colágeno tipo 1 (Hidrolisado) e o colágeno tipo 2, e como eles podem auxiliar nossa saúde e beleza por completo.


Mas afinal, o que é COLÁGENO?
O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Ajuda ainda a manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. O colágeno pode ser encontrado em alimentos como carne e em alguns tipos de gelatina, é também muito comum em suplementos, consumidos através de cápsulas ou sachês. O colágeno pode ainda fazer parte da composição de alguns cosméticos com fins estéticos, para ajudar a manter a pele jovem por mais tempo.


Existem diferentes tipos de suplementos de colágeno, os mais conhecidos são o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2. Cada um deles possui diferentes indicações, sendo considerados suplementos diferentes.


Para que serve o colágeno tipo 1?
O colágeno tipo 1, também chamado colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno é melhor absorvido no intestino e é usado para:


⦁ Melhorar a firmeza da pele;
⦁ Fortalecer as unhas e o cabelo; 
⦁ Prevenir úlceras gástricas.


A dose indicada é de aproximadamente de 10 g por dia, e deve ser administrada junto com as refeições. O mais indicado é que seja associado à vitamina C, pois esta vitamina melhora os efeitos do colágeno no organismo. Você pode escolher tomar seu colágeno com suco de limão ou laranja, aumentando sua atuação. Alguns suplementos de colágeno já incluem vitamina C na sua formulação, como os da NatVita, que temos aqui na CERTA Farmácia. Também é indicado fazer uma alimentação rica em colágeno, com
 carnes vermelhas, brancas ou gelatina. 


Para que serve o colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente que está em maior quantidade nas cartilagens. É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, isso garante a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1.
Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:
⦁ Osteoartrite de origem autoimune
⦁ Artrite reumatóide
⦁ Prevenção de danos articulares


A Artrite reumatóide e Osteoartrite de origem autoimune são doenças autoimunes, uma vez que o próprio organismo considera o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e, dessa forma, produz enzimas que destroem a cartilagem, desencadeando os sintomas associados a estas doenças.


Uma das maneiras de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é usando o colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune e reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo , melhorando a saúde das articulações. A dose diária indicada para o colágeno tipo 2 é de aproximadamente 40 mg, uma vez por dia, em jejum.

 

Estudos já comprovam a eficácia superior do colágeno tipo 2 para o tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide, chegando a ser até mais potente que a condroitina + glucosamina. Além de facilitar a adesão ao tratamento com resultados excelentes. 


O colágeno tipo 2 é a estrutura da proteína intacta, "NÃO DESNATURADA" (alto peso molecular), onde contém substâncias que atuam no sistema imune. Ainda é muito confundido com o colágeno hidrolisado (tipo 1) que é "desnaturado" e possui baixo peso molecular e é utilizado para melhorar as condições que atuam na sustentação da pele. Por sofrer a desnaturação é menos absorvido pelo organismo. Dentre as principais diferenças entre eles, destacam-se o peso e estrutura molecular e a dosagem usual. 


Se quiser se beneficiar dos dois tipos de colágeno em um só produto, já existem boas opções no mercado, como o ArtroVita, que temos aqui na CERTA Farmácia. Há também a opção de manipular este suplemento, de acordo com as orientações de um profissional.


Agora que você já sabe sobre as diferenças e indicações do colágeno tipo 1 e tipo 2, não deixe de solicitar ao seu médico ou nutricionista a suplementação e uma dieta rica nesta proteína importante.


Vem pra CERTA!

 



Colágeno Sabor Frutas Vermelhas 250G - NAT VITA


Colágeno Artrovita Tipo I e II - NAT VITA


Colágeno Sabor Abacaxi com Hortelã - NAT VITA


 

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x