Nova abordagem terapêutica para a Vitamina D - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Nova abordagem terapêutica para a Vitamina D

Através de estudos recentes foram descobertos os inúmeros benefícios que a Vitamina D pode trazer entre eles um novo potencial preventivo ou mesmo terapêutico. Essa substância tem sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico, tendo em vista a expressão do receptor de vitamina D em uma ampla variedade de tecidos corporais como cérebro, coração, pele, intestino, gônadas, próstata, mamas e células imunológicas, além de ossos, rins e paratireoides (Rev. Bras. Reumatol. vol.50 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2010).

Pode-se obter a Vitamina D através da exposição solar sem o uso de filtro solar (para não bloquear a ação dos raios solares sobre a pele), 15 minutos aproximadamente com braços ou pernas estiradas ao sol é suficiente para atingir uma cota de 600 unidades internacionais da vitamina. Mas, com uma rotina atribulada e as variações climáticas, a obtenção da vitamina fica prejudicada. Depois dos 50 anos a necessidade de vitamina D aumenta para cerca de mil unidades diárias. Com o avançar da idade, nossa pele perde a capacidade de sintetizar a substância, e nem com a exposição ao sol é capaz de ter a quantidade necessária da vitamina no organismo. (Fonte: Vera Lúcia Szejnfeld, professora de reumatologia da Universidade Federal de São Paulo)

Segundo o Dr.Cicero Galli Coimbra, precursor do tratamento da esclerose múltipla com o uso da Vitamina D, diz que é necessário uma alta dose da vitamina para ter a devida interação com o sistema imune. Alta dose esta de no mínimo 10.000 unidades diárias para adultos saudáveis. Vide filme “Vitamina D – Por uma nova terapia”. (Fonte: Dr. Rodrigo Barbosa Thomaz, neurologista do Einstein Publicado em 28/05/2013)

Já sabemos que a vitamina D atua como um pró-hormônio sendo um precursor para vários metabólitos biologicamente ativos, e devido às dificuldades citadas para obtenção da vitamina no corpo, se torna imprescindível a devida suplementação indicada por seu médico de confiança. O grupo com maior necessidade de suplementação são os indivíduos doentes, acamados ou hospitalizados e naqueles que não se expõem ao sol sem proteção solar. Faz parte desse grupo, por exemplo, quem já teve um câncer na pele, idosos ou indivíduos estressados que vivem dentro do escritório. Indivíduos obesos geralmente apresentam deficiência nessa vitamina também. Isso se explica quando a vitamina D migra do fígado (onde é armazenada) para a circulação e acaba sendo bloqueada pelo acúmulo de gordura, fazendo com que a vitamina não chegue na circulação e não seja absorvida.

Suplementação Correta
É preciso ficar atento quanto algumas precauções. A vitamina D3 aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, porém, essa absorção fica sem o devido direcionamento.
Com isso surge em alguns tratamentos à base de altas doses de vitamina D3 a restrição no consumo de alimentos com cálcio, por exemplo, o leite e laticínios em geral, ou através de outra fonte de suplementação. Assim, o nível de cálcio no sangue poderia manter-se estável, mesmo com altas doses da vitamina D3, já que esta potencializa a sua absorção. Por isso, se for suplementar com altas doses de vitamina D3, deve-se fazer uma alimentação própria para esse tratamento.

Mas caso o indivíduo não queira restringir o cálcio da alimentação, torna-se viável aliar a este tratamento a administração da vitamina K2 (MK7), pois ela fará o papel de direcionar o cálcio presente no organismo para o local correto, os ossos.
A vitamina K2 ativa a osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea juntamente com o Citrato de magnésio. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias e demais órgãos como, por exemplo, os rins. É comprovada através de estudos a evidente importância da vitamina K2 para nosso organismo, pois sem ela a ação da vitamina D pode causar depósito de cálcio nas artérias ou outros órgãos ao invés de penetrar nos ossos podendo inclusive levar a ataques cardíacos (Vitamin D toxicity redefined: vitamin K and the molecular mechanism. Med Hypotheses. 2007;68(5):1026-34. Epub 2006 Dec 4).

Por isso, procure por um médico especializado para uma orientação adequada, pois cada indivíduo é único, e o médico será seu melhor amigo para trazer uma melhor qualidade de vida.

Veja vídeos sobre o tema:
Reportagem sobre o poder da Vitamina D contra a esclerose múltipla transmitida pelo Globo Repórter no dia 06 de Setembro de 2013 http://www.youtube.com/watch?v=LA3SSTCgJg8

O filme "Vitamina D -- Por uma outra terapia", produzido entre 2011 e 2012, conta a história de seis portadores de doenças autoimunitárias (a maioria com esclerose múltipla) que tiveram suas vidas transformadas por um tratamento à base de vitamina D. Com direção de Daniel Cunha, jornalista, portador de esclerose múltipla e beneficiário do mesmo tratamento, o documentário surgiu da necessidade de compartilhar esse conhecimento com outros portadores, seus familiares e conhecidos, profissionais da saúde, estudantes de medicina e interessados em geral. http://www.youtube.com/watch?v=Q-bNziq4nhQ

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x