Beterraba contra o envelhecimento da pele - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Beterraba contra o envelhecimento da pele

Rica em vitamina C, a beterraba evita o envelhecimento e garante disposição para os atletas. Veja mais benefícios desse alimento

 

Ideal para atletas

Segundo uma pesquisa da Universidade de Exeter (GB), o consumo do suco de beterraba permitiu aos atletas aumentarem o tempo de atividade física em 16%. A hipótese dos pesquisadores é que o nitrato, presente no alimento e transformado em óxido nítrico no organismo, reduz o consumo de oxigênio durante a atividade física. Por esse motivo, haveria um atraso na sensação de exaustão.

Abaixa a pressão arterial

Isso tudo graças à conversão do nitrato da beterraba em óxido nítrico, que melhora a circulação sanguínea. Segundo um estudo feito em conjunto pela Universidade Queens University e pela Universidade de Exeter, a pressão arterial diminui após uma hora do consumo de 500 ml de suco de beterraba. E o efeito teve durabilidade entre três e quatro horas.

Ajuda no bronzeado

A beterraba possui um pigmento natural chamado betacaroteno. Quando ele é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, essa substância é capaz de auxiliar na formação de melanina, que blinda a pele contra a ação dos raios ultravioleta e estimula um bronzeamento saudável. A beterraba ainda possui cobre, que também pode melhorar a pigmentação e atenuar a diferença entre a cor da estria e a cor da pele.

Protege a visão

Isso graças à conversão do betacaroteno, presente no alimento, em vitamina A. Esse nutriente é fundamental para a síntese de rodopsina, uma substância encontrada nos bastonetes da retina e que ajuda a proporcionar visão quando há pouca luz. A consequência disso é que o nutriente beneficia a visão noturna e, também pode previnir doenças oculares.

Fortalece a imunidade

As betalaínas também possuem potencial antiviral e antibacteriano, reduzindo os riscos de infecções por micro-organismos. Além disso, o alimento oferece boas quantidades de betacaroteno, vitamina C, vitamina E o cobre, nutrientes conhecidos por proteger
as defesas naturais do organismo e por atuarem como anti inflamatórios naturais. Para completar, a beterraba é rica em zinco, mineral que auxilia na cicatrização de tecidos.

Reduz o colesterol

A beterraba possui um corante chamado betalaína, cujo principal componente é a betanina. Essa substância possui ação antioxidante e protege as partículas de LDL-colesterol — o colesterol ruim — da oxidação. Com isso, ela evita o entupimento dos vasos sanguíneos e previne doenças cardiovasculares.

Evita o envelhecimento precoce da pele

A vitamina C — encontrada abundantemente no alimento — tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele. Quando há afastamento das fibras do tecido, o colágeno ajuda a preencher esse espaço, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias. A mesma vitamina C tem comprovada ação antioxidante, neutralizando radicais livres e evitando que eles ataquem o organismo. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce.

 

Fonte: Revista VivaSaúde

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x