Dietas sem glúten - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Dietas sem glúten

O Glúten é uma proteína naturalmente presente em alguns cereais que pode causar sintomas indesejados em pacientes intolerantes, como por exemplo, os celíacos. Isso ocorre quando o organismo não consegue digeri-lo, causando então uma inflamação na parede do intestino provocando diarreia, gases, dor e inchaço abdominal, além de dificultar a absorção de nutrientes. Quando essa intolerância for diagnosticada “Doença Celíaca”, há uma reação do sistema imunológico causando um quadro mais grave, com inflamação, dores intensas e diarreia frequente.

“No consultório é comum as pessoas comentarem que querem cortar o glúten e achar que produtos sem glúten podem comer à vontade, com a ideia de que retira-lo é sinônimo de emagrecimento.” Alimentos sem glúten podem conter mais calorias, maior índice glicêmico e também mais açúcar.

O que eu falo é o seguinte: não existe definição para “dieta limpa”. O mais perto que se pode inferir é consumir o máximo de alimentos naturais, ler os rótulos e ficar atento nos ingredientes e informações nutricionais dos produtos.

Por isso, uma dieta limpa pode conter glúten ou não. Existem péssimas dietas sem glúten, assim como péssimas dietas com glúten.

“Realizo um teste que detecta se o paciente possui intolerância a vários alimentos, incluindo o glúten. Ele é realizado dentro do consultório e fica pronto em 40 minutos.

A partir desse resultado é feito um cardápio de acordo com suas necessidades e particularidades.”

Um exemplo de um resultado eficaz foi em uma paciente que relatava dores nas articulações, enxaqueca, gases e dificuldade em diminuir a gordura abdominal.

No teste, foi detectado intolerância ao glúten, então exclui ele de sua dieta durante um mês. No retorno, a paciente relatou que todos os sintomas diminuíram expressivamente, inclusive retirou alguns medicamentos que tomava há anos.

“Não estou dizendo que sou a favor e nem contra o glúten, o que quero deixar bem claro é que a moda está interferindo muito na saúde da população, onde pessoas sadias passaram a trocar alguns alimentos por outros com a intenção do emagrecimento, mas sem procurar um profissional especialista em nutrição e então acarretando problemas sérios para a saúde.”

Dra Milena Kerbauy - Nutricionista

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x