Milium na pele: como tirar e por que se forma - CERTA Farmácia de Manipulação

NOTÍCIAS

Milium na pele: como tirar e por que se forma

ESCRITO PORLIGIA LOTÉRIO

Milium sebáceo é um problema muito comum, apesar de muita gente não saber exatamente do que se trata e tampouco conhecer esse nome, que é um pouco estranho. Caracterizado pelo surgimento de pontinhos brancos na pele, ele pode ser confundido com cravos, o que faz com que muitas pessoas o cutuquem. Porém, retirá-lo pode não ser tão simples, já que requer cuidados para não piorar o problema.

O que é?

São pequenas bolinhas brancas que aparecem na pele devido ao acúmulo de queratina e células mortas nos poros. Revestidas por uma camada de pele, as lesões são mais frequentes no rosto, principalmente próximas aos olhos, e em áreas íntimas. Diferente de acne e cravos, os miliuns não apresentam vermelhidão e dor, apenas o incômodo estético.

Em recém-nascido

Apesar de poder ocorrer com todos os tipos de pessoas, essas bolinhas, que são também chamadas de milia, também são frequentes em recém-nascidos. Apesar da aparência, ela não causa complicações e em alguns casos some com o tempo.
Tipos de milium
De acordo com a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, o pontinho branco no rosto ou em outras partes do corpo pode ser primário ou secundário.
“Os primários são aqueles sem causa aparente e os secundários são provocados por alguma doença ou procedimento dermatológico”, explica a doutora.
Para diagnosticar a origem e realizar o tratamento adequado é necessário visitar um dermatologista.
Fonte: Katrina Elena/Shutterstock

Por que surge?

As causas para o aparecimento dos miliuns não são muito definidas, mas sabe-se que ele pode estar ligado à realização de processos que promovam a cicatrização rápida da pele, como alguns tratamentos estéticos, ou até mesmo à doenças dermatológicas.
Milium: como tirar?
Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, não são usados remédios ou pomadas para o tratamento, apenas procedimentos de retirada da bolinha branca na pele com uso de agulhas.
Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto.
A milia pode ser retirada com uma agulha fina durante a limpeza de pele. Há até mesmo quem extraia em casa com agulha de insulina, porém, é preciso ressaltar que a forma mais segura de realizar o procedimento é recorrer a profissionais especializados, como esteticistas e dermatologistas.
“É possível retirá-los sem especialistas, mas isso pode causar infecções, cicatrizes e manchas. Portanto, não é recomendado”, afirma Cintia Guedes Mendonça.
Como prevenir?
Não há uma fórmula exata para evitar o aparecimento destas bolinhas brancas, todavia algumas medidas podem ajudar, como manter a pele limpa e usar produtos adequados ao seu tipo de derme.
Fonte: Bolsa de Mulher

Outras Notícias

Ver mais notícias
FALE CONOSCO

São José do Rio Preto
Loja 1: (17) 2136-6999
(17) 99142-0030
Loja 2: Fone: (17) 3231-7766
(17) 99141-0226

Catanduva
Loja 3: (17) 3521-2201
(17) 99142-0011

Ver localização das unidades »
REDES SOCIAIS

CERTA Farmácia de Manipulação.
Todos os direitos reservados.

Criação de Sites W3 Mídia

x